sábado, 11 de junho de 2022

Garimpos literários: Uma parte da coleção "Os Impressionistas"

Enquanto eu e minha mãe nos aventurávamos em um sebo em São Domingos, na área cultural de Niterói - RJ, nos deparamos com metade da coleção "Os Impressionistas" lançada em 1997 pela Editora Globo. Com um acervo riquíssimo em informações sobre a vida pessoal e obra dos principais impressionistas e pós-impressionistas do mundo da arte: Vicent Van Gogh, Henri de Toulouse-Lautrec, Edgar Degas, Édouard Manet, Paul Cézanne, Camile Pissarro, Claude Monet, Georges Seurat, Alfred Sisley, Odilon Redon, Paul Gauguin e Pierre-Auguste Renoir.
Cada livro contém uma biografia muito bem detalhada do artista, índice catálogo com análises breves, observações interessantes e uma qualidade incrível nas fotografias das obras selecionadas.




OBS: Foto de produto retirada do Mercado Livre apenas para a referência da coleção completa.





Como só encontrei a metade, vou continuar garimpando até completar a coleção, e posto ela completa para vocês!

Agora irem mostrar algumas das minhas obras favoritas de cada um e uma análise resumida...




Seios em flores vermelhas, óleo sobre tela pintado no Taiti por Gauguin (1848–1903), Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque.
A representação de duas mulheres que oferecem frutos e flores deu ao pintor oportunidade de produzir uma composição harmoniosa, no sentido musical, por meio do uso incomum da cor.




O Almoço dos Remadores, óleo sobre tela pintado por Renoir (1880-1881), Coleção Phillips, Washigton, D. C. 
Esta grande composição é um tributo de Renoir a seu próprio mundo. Num restaurante à margem do Sena, sol de verão, o pintor representa os amigos em atitudes cotidianas, com riqueza e detalhes próprios da Renascença.                                                             
  




Banhistas, óleo sobre tela pintado por Cézanne (1898-1905), Museum of Art, Filadélfia.
O Arc, riozinho que corre perto de Aix-en-Provence, serviu de fundo para esta tela, tida como obra-prima entre composições arquitetônicas de Cézanne. Formas e cores se diluem, o que dá ao quadro incidental aspecto impressionista.




A Dança no Moulin Rouge, óleo sobre tela pintado por Toulouse-Lautrec (1890), Coleção Henry McLhenny, Filadélfia.
Aqui, Lautrec capta a excitante atmosfera do Moulin Rouge,aonde o atraía esta mistura de dançarinas, artistas e frequentadores. No meio do salão, La Goulue dança com Valentin-le-Désossé (Valentin, o desossado, alusão dada aos contorcionistas). Há quem diga que o homem de barba branca, ao fundo, é o pai do pintor.




O Terraço do Café na Praça do Fórum, em Arles, à Noite, pintura a óleo por Van Gogh (1888), Rijksmuseum Kröller-Müller, Países Baixos.
Junto com as estrelas que brilham como refúgios distantes, a luz inquietante do café atrai com ameaçadora sedução. A pintura é direta e imediata, revelando um conceito simbólico que lhe dá significado. Esta obra, é uma das mais importantes produzidas por Van Gogh.





Moças Penteando-se, pintura sobre papel oleado por Edgar Degas (1876). Coleção Phillips, Washington, 
D. C.
Nesta pintura sobre papel oleado, a cor clara da tinta misturada com o óleo do papel difere por completo o efeito mais vivo dos pastéis. Tais variações sutis de um mesmo tema demonstram como a técnica pode conferir energia à imagem..



Espero que tenham gostado, até a próxima!

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