Uma raridade literária, "A Linguagem das Flores - Penhaligon's Tesouro Perfumado em Prosa e Verso" é uma coletânea de 1989, mas publicada primeiramente na Grã Bretanha somente em 1990. Contendo os significados das flores, juntamente com poesias, citações, ilustrações e obras de arte vitorianas e pré-rafaelitas, e fica ainda melhor, as páginas são perfumadas com a fragrância "Violetta de Penhaligon", o que torna esta edição incrível.
Desde a Antiguidade, cultivamos, presenteamos e também atribuímos significados as flores.
"Os poetas sempre exaltaram as virtudes das flores, e na época elisabetana começaram a escrever sobre seu significado, mas foram os vitorianos que transformaram em arte as oferendas de flores, Inspirados em um livro chamado Le Langage de Fleurs, escrito pela francesa Madame de La Tour, seguiam o novo código floral com o mesmo entusiasmo dedicado à construção das cidades e à decoração das casas." (Retirado do prefácio do livro)
Além de ser uma espécie de guia contando um pouco do papel de cada flor na história da humanidade, consegue despertar sentimentos nostálgicos em quem o lê.
Separei alguns dos meus conteúdos favoritos das páginas do livro para que também possam apreciar esse tesouro.
| Vaso de flores com ninho - Jan Van Huysum Coroas imperiais Majestade e poder |
![]() |
| Arrumando flores- Edgar Bundy Gerânios Tristeza |
![]() |
| De fato a luz é suave- Byam Shaw Clematites Beleza espiritual |
Eu encontrei uma dama nos campos,
Tão linda... uma jovem fada,
Seu cabelo era longo e seus passos tão leves,
E selvagens eram seus olhos.
Eu fiz uma guirlanda para sua cabeça,
E braceletes também, e perfumes em volta;
Ela olhou para mim como se amasse,
E suspirou docemente.
Eu a coloquei sobre meu cavalo e segui,
E nada mais vi durante todo o dia,
Pelos caminhos ela me abraçou, e cantava
Uma canção de fadas.
Ela encontrou para mim raízes de doce alívio,
Mel selvagem e orvalho da manhã,
E em uma estranha linguagem ela disse...
"Verdadeiramente eu te amo."
A Bela Dama Sem Piedade (John Keats, 1795-1821)
Sobre a autora e sua coletânea preciosa:
"Sheila começou sua carreira trabalhando para Franco Zeffirelli no mundo do teatro, cinema e ópera na Itália nos anos 60. "Ele foi minha educação", diz Sheila. "Ele foi o primeiro a abrir meus olhos para o mundo das artes. Em Roma, a beleza estava ao meu redor." Por sugestão de Zeffirelli, ela assumiu o negócio extinto da Penhaligon's - a histórica casa de perfumes que produzia colônias e preparações especiais para os mais exigentes senhores - e passou as duas décadas seguintes trazendo brilhantemente o negócio de volta à vida internacional. Começando com o lançamento de vários novos aromas requintados, sua criatividade levou-a a projetar presentes de luxo originais e, finalmente, a publicar livros. Dezesseis antologias perfumadas de versos e prosa redefiniram o livro de presentes, incluindo o best-seller internacional The Language of Flowers. Sheila tem dois filhos, James, que trabalha no cinema e Charlotte, que é maquiadora. "
Fonte: Goodreads
Sheila Pickles, com seus 77 anos, traz encanto e magia com os perfumes florais fantásticos nas páginas suas edições, fazendo com que sejam estimuladas as memórias visuais e olfativas com esse compilado de belíssimas obras de arte e poesias de preencher o coração.
![]() |
| Autora Sheila Pickles |
Aqui estão as edições mais conhecidas:


.jpg)














Nenhum comentário:
Postar um comentário